O golpe travestido de impeachment e as lambanças promovidas pelo governo interino e conspirador de Michel Temer, nos últimos 30 dias, levaram milhares de pessoas às ruas em diversos municípios brasileiros, na última sexta-feira (10). É incansável a luta da população para restabelecer aquilo que lhe foi tomada de assalto, a democracia. Nem mesmo o frio congelante na cidade de São Paulo, por exemplo, impediu que mais de 100 mil pessoas lotassem a Avenida Paulista.
Presente ao evento, o ex-presidente Lula mandou um recado àquele que se apossou da cadeira presidencial no Palácio do Planalto e que, a cada ação, aniquila o País, impondo medidas que não passaram pelo crivo do voto.
“Por favor, permita que o povo retome o governo com a Dilma e dispute eleições em 2018 para ver se você vai ser presidente”, disse o ex-presidente Lula, lembrando que como advogado constitucionalista, Temer não agiu corretamente.
“Se a solução desse país fosse diminuir ministério, era melhor tirar o da Fazenda e o do Planejamento e deixar o dos pobres, o que cuida das pessoas”, sugeriu o ex-presidente.
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (PT-BA) defensor da democracia e do Estado Democrático de Direito participou, em Salvador, das mobilizações contra o governo golpista. Em sua página nas redes sociais disse que “a população, entidades e movimentos sociais tomaram as ruas da capital baiana contra o governo golpista. Com placas, cartazes e balões, a população gritava a palavra de ordem #ForaTemer”.
Com faixas e cartazes como “Fora Temer”, “Volta Dilma”, “GolpeJamais”, “Lula2018”, manifestantes de Brasília mostraram indignação diante do quadro alarmante pelo qual passa o país desde o momento em que setores da oposição, com apoio da mídia, aplicaram o golpe na democracia ao tentar tirar do poder uma presidenta legitimamente eleita por mais de 54 milhões de votos.
As manifestações, que ocorreram em 24 estados e no Distrito Federal, foram organizadas pela Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, CUT e diversas entidades da sociedade civil organizada.
Aeroporto – Os brasilienses retornaram às ruas neste domingo (12). Desta vez, ativistas dos movimentos sociais ocuparam o aeroporto de Brasília.
“Neste domingo, passageiros que chegavam a Brasília ou deixavam a capital federal carregavam a luta que simboliza a resistência de milhões de brasileiros contra o golpe desferido em nossa democracia, contra esse governo ilegítimo do golpista Michel Temer e pela volta da Presidenta Dilma Rousseff”, explicou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presente ao ato.
Benildes Rodrigues com Agências
Foto: Divulgação