Pepe Vargas defende luta contra retrocessos em políticas para saúde mental

PepeVargas Salu

O deputado Pepe Vargas (PT-RS) participou, sábado (21), em Caxias do Sul, de debate sobre a reforma psiquiátrica. O ato promovido pelo Conselho Regional de Psicologia foi uma referência ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado no último dia 18. Como médico por formação, Pepe fez o relato do que era a Saúde no Brasil antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Recordou que antes, muitos tratamentos e especialidades não eram disponibilizados a toda a população. “O SUS é produto da luta do povo brasileiro. Tem problemas sim, mas é o que garante todos os procedimentos até a alta complexidade, que muitos planos privados não disponibilizam”.

Antes do SUS, segundo Pepe, que é titular da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, o atendimento psiquiátrico também era precário. “A violência era comum nos manicômios, onde as pessoas com doenças mentais eram trancafiadas. Com o SUS, essa realidade mudou, mas não foi fácil porque havia o interesse financeiro de quem lucrava com as internações, mas atendimento psiquiátrico não pode ser só internação. Deve envolver toda uma rede de acompanhamento”.

A partir de 2005, recordou o deputado, o SUS passou a construir uma rede de serviços e estratégias centradas no território e nas comunidades. A criação dos CAPS veio para alterar a estrutura de assistência à saúde mental, substituindo o modelo hospitalocêntrico e manicomial, de características excludentes e opressivas, para um modelo de desinstitucionalização. “O tratamento ambulatorial é mais solidário, inclusivo e menos doloroso tanto para pacientes quanto para familiares”, argumenta Pepe.

Na Frente Parlamentar, Pepe trabalha para garantir que a política e a legislação de saúde mental não tenham retrocessos. “Nos últimos anos e a partir do governo Lula, avançamos nas alternativas de tratamento em nível ambulatorial, por meio dos CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial), mas ainda precisamos avançar para diminuir as internações e garantir tratamentos mais humanizados e mais dignos”, afirmou o deputado.

Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100