A deputada Maria do Rosário (PT-RS) chamou a atenção, no plenário da Câmara, para o alerta que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos fez ao mundo neste momento sobre os retrocessos que estão em curso no Brasil, com cortes importantes nas áreas sociais.
“Jovens brasileiros: os que estão aqui, os que ocupam as escolas, os que estão lutando pela cultura, os que não aceitam que o Brasil não tenha um Ministério da Cultura, os que não aceitam o rebaixamento da pasta de Direitos Humanos, das mulheres, vejam que tipo de governo se instala pela via do golpe no Brasil”, disse Rosário.
Ela ilustrou que vinte e um por cento dos brasileiros e brasileiras, segundo pesquisas do IBGE e do IPEA, são homens brancos, cinquenta e um por cento dos brasileiros são mulheres e quase 27% são homens que são negros, indígenas e são de outras etnias. “No entanto, o que o Governo que Michel Temer faz é um Governo com 100% de homens brancos da elite e muitos indicados na Operação Lava-Jato como responsáveis pela corrupção no Brasil. Chegam ao poder pela via de um Eduardo Cunha, réu no Supremo Tribunal Federal”, enfatizou.
Lembrou ela que onde mil moradias para famílias de baixa renda do Minha Casa, Minha Vida já foram cortadas. O Mais Médicos, que atende à população do interior do Brasil, não estará mais lá. Para a deputada, um golpe está sendo dado contra o povo, contra a juventude e contra as novas gerações.
PT na Câmara
Foto: Luiz Macedo