O deputado João Daniel (PT-SE) participou da solenidade realizada no Palácio do Planalto, na segunda-feira (9), quando a presidenta Dilma Rousseff assinou o projeto de lei que cria cinco universidades federais no país. As de Catalão e de Jataí, em Goiás; a do Delta do Parnaíba, em Parnaíba, Piauí; a do Norte do Tocantins, em Araguaína, Tocantins; e a de Rondonópolis, em Mato Grosso. As novas universidades vão se juntar às 63 existentes, entre elas as 18 criadas desde 2003.
Durante a solenidade, foram apresentados dados sobre a educação no país no período de 2003 a 2016, apontando os avanços obtidos nesse período em todos os níveis, desde a educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, nas universidades e institutos federais.
Um dos dados mostrou que, no ensino superior, o número de matrículas passou de 3 milhões para quase 8 milhões hoje, além do número de mestrados e doutorados que mais que dobrou no período analisado, além dos 101 mil estudantes que passaram pelo programa Ciência sem Fronteiras, estudando nas maiores universidades dos principais países. Na ocasião, a presidenta anunciou a inauguração de 41 campus do
Acompanhado pelos reitores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, e do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, ele comemorou as medidas que irão beneficiar essas duas instituições.
“Nosso mandato tem como prioridade a luta pelo ensino superior e cursos técnicos para nossa juventude e o fortalecimento da UFS e do IFS”, destacou o deputado João Daniel. Para a Universidade Federal de Sergipe, foram assegurados recursos para o campus de Medicina, no município de Lagarto, e o de Glória. O parlamentar acrescentou que também está se trabalhando para os recursos para as obras do campus de Glória.
No caso do IFS, o deputado João Daniel informou que o governo federal garantiu o essencial, que faltava: recursos para continuidade das obras.
Assessoria Parlamentar com PT na Câmara
Foto: Márcio Garcez