Valverde comemora com artesãos aprovação do Estatuto na Comissão do Trabalho

Quadrinhos-Fuxico“Além do aspecto econômico e da geração de emprego e renda, o artesanato tem o caráter de preservar nossa cultura”, disse o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), ao comemorar com artesãos de todo o país a aprovação nesta quarta-feira (19), por unanimidade, na Comissão do Trabalho, o PL 3926/04, que institui o Estatuto do Artesão.
Segundo Valverde, que é autor do Estatuto e Coordenador da Frente Parlamentar em  Defesa dos Artesãos, a regulamentação da profissão além de valorizar o artesão e ainda, possibilitará a formalização de muitos que poderão dessa forma, usufruir de

benefícios trabalhistas e previdenciários.

Entre as características do projeto está a criação do Conselho Nacional do Artesanato, que será vinculado ao Ministério da Cultura, e terá a responsabilidade de emitir a certificação dos produtos artesanais.

A Presidente da Confederação Nacional dos artesãos do Brasil, Deonilda Müller disse que a aprovação foi uma grande vitória para a categoria. Ela elencou a criação do Conselho e a certificação como um dos aspectos mais importantes do PL, alegando que dessa forma os mais de 90 mil artesãos devidamente cadastrados poderão expandir a comercialização de seus produtos.

“Nosso ganho com a aprovação do estatuto é muito grande, porque é uma luta de muitos anos, eu, por exemplo, estou há 28 anos lutando pelos artesãos,para que tenhamos direitos como aposentadoria, entre outros benefícios”, disse.

Para frisar a importância dos artesãos para o País, Valverde ressaltou que em termos econômicos, 4% do Produto Interno Bruto (PIB) é fruto do trabalho artesanal. “Além de o efeito social empregar tanta gente, há o efeito sobre a cultura. Em cada peça de artesanato, o artesão expressa sua origem, sua etnia, seus valores culturais, seus sentimentos, expressa muito a alma do povo brasileiro.

A proposta autoriza também o Poder Executivo a criar o Serviço Brasileiro de Apoio ao Artesanato Brasileiro. Esse serviço será vinculado ao Ministério da Cultura e atuará na divulgação do artesanato brasileiro e na realização de programas de
capacitação do artesão. O projeto especifica como obrigatória, em cada município, a instalação de espaço público exclusivo para a exposição de produtos artesanais.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100