Brasil e Turquia pedem que ONU priorize negociações e não sanções

celso_amorimOs ministros Celso Amorim e Ahmet Davutoglu, das Relações Exteriores do Brasil e dos Negócios Estrangeiros da República da Turquia, respectivamente, encaminharam na quarta (19), ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, carta contendo o teor do acordo firmado entre Brasil, Turquia e Irã sobre a utilização de energia nuclear por este últimos país para fins pacíficos. O documento foi divulgado pelo Itamaraty.

“Nós pusemos a bola na área, agora quem tem que fazer o gol são os 5+1”, disse o chanceler brasileiro, referindo-se aos países membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha) e mais Alemanha. O Brasil ocupa atualmente um assento rotativo no Conselho.

Amorim diz que os três países (Brasil, Turquia e Irã) não podem e nem pretendiam resolver todos os problemas de uma única vez. No entanto, as dificuldades foram resolvidas pelo menos no papel.

“Agora uma coisa é o papel e outra a realidade. Então vamos discutir”, disse o ministro para quem a posição de recusar o acordo e impor sanções ao Irã não é uma atitude construtiva.

Questionado sobre a relação que o Brasil mantém com o país islâmico, Amorim foi enfático: “Não temos uma relação profunda e nem uma razão específica para defender o Irã. Agora defendemos sim a justiça, a paz e a norma internacional. E não (defende) a decisão e opiniões tomadas que não sejam totalmente comprovadas”, afirmou.

Ao comentar a posição das potências favoráveis às novas sanções, Amorim afirmou que os que desprezarem a chance de uma solução negociada “assumirão suas responsabilidades”. O acordo mediado pelo Brasil e pela Turquia tinha como objetivo evitar uma nova rodada de sanções. Autoridades norte-americanas, no entanto, alegaram que o Irã buscava apenas ganhar tempo.

Ameaças não são positivas

Nesta quarta-feira (19), ao abordar novamente o assunto após palestra para estudantes do Instituto Rio Branco, Amorim reforçou que se as sanções ao Irã que estão sendo propostas pelos Estados Unidos, forem aprovadas, a possibilidade de uma solução pacífica para o impasse envolvendo o programa nuclear iraniano será adiada por dois a três anos. O chanceler brasileiro afirmou que não considera positiva a ameaça de punições a Teerã e acrescentou que, pelo menos por enquanto, não há nada definitivo.

“Não acho positivo ficar fazendo ameaças. Acho também que, se o Irã for inteligente, não dará bola para isso e continuará fazendo o que tem que fazer”, disse o ministro.

Amorim admitiu que as negociações não foram fáceis e que a diplomacia brasileira investiu esforço e capital político na questão.
“Não estamos aqui em uma batalha ideológica. Estamos cumprindo com nossa obrigação. Quando a comunidade internacional nos elegeu como membros não permanentes do Conselho de Segurança, passamos a ter responsabilidade não só na região e em termos imediatos do país. Temos responsabilidade pela paz e a segurança internacional e vamos fazer isto”.

A carta à ONU

Na carta, os dois ministros anexaram a Declaração Conjunta firmada entre os três países no último dia 17, em Teerã. Nela, são destacados trechos da declaração em que se defende o direito ao “Irã desenvolver a investigação, produção e utilização de energia nuclear para fins pacíficos.”

Afirma que os três países foram movidos por forte convicção que a troca de combustível nuclear será uma oportunidade para começar um processo positivo e construtivo. Os ministros argumentam que a atmosfera de não-confronto conduzirá a um período de integração e cooperação.

O documento explica ainda que o Irã vai depositar na Turquia 1.200 quilos de urânio pouco enriquecido. Em troca, dentro dos prazos estabelecidos, o país terá 120 quilos de urânio enriquecido para o seu reator nuclear.

Os ministros dizem que estão confiante que o grupo 5+1 vai referendar a declaração conjunta que prepara um caminho mais construtivo e eficiente sobre o programa nuclear iraniano. “Brasil e Turquia estão convencidos de que é hora de dar uma chance para as negociações e evitar medidas que são prejudiciais para uma solução pacífica da questão”, diz o texto.

Site vermelho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100