A comissão de Cultura da Câmara dos Deputados terá no comando, neste ano, o deputado Chico D´Ângelo (PT-RJ). Eleito por unanimidade nesta terça-feira (3), o parlamentar petista adiantou que o colegiado atuará na vanguarda de formulação de políticas públicas para o setor. “Acredito que esta comissão será um espaço que vai cumprir um papel importante, porque, a cultura, em todos os momentos de crise sempre teve um papel de vanguarda. Estou muito animado e otimista”, disse Chico D´Ângelo.
O deputado, que contará com a deputada Margarida Salomão (PT-MG) na primeira vice-presidência, disse ainda que a Comissão de Cultura tem uma interface importante porque dialoga com todas as áreas. “Em um momento político como esse que estamos vivendo, de dificuldades no processo democrático, a cultura – que mexe muito com a emoção das pessoas – cumpre um papel importante porque em momentos de dificuldades a gente tem que trabalhar com a razão, mas também com a emoção”, observou o petista.
Chico D´Ângelo adiantou ainda que o momento exige muito trabalho e dedicação. Segundo ele, o colegiado pretende trabalhar com todas as matizes culturais citando o mundo do teatro, cinema e música. “No mundo globalizado, a cultura não tem mais essa visão territorial. Temos um mundo conectado. Mas eu acho muito importante que a gente preserve a cultura brasileira e acredito que esta comissão pode, em várias áreas, desenvolver esse trabalho e fazer com que a nossa cultura avance”, destacou.
Ainda, conforme relatou o deputado, ontem (segunda-feira), ele se reuniu com representantes de vários setores da cultura brasileira interessados em apresentar proposta ao colegiado. Ele frisou que a comissão vai ouvir muito os setores que atuam na área da cultura. “A gente quer uma comissão dinâmica, democrática e com participação popular. A nossa intenção é fazer com que essa comissão tenha muita vida, dinamismo e é essa a proposta que vamos querer implementar nesse período”, salientou Chico D´Ângelo.
Benildes Rodrigues
-
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados