O deputado Luiz Couto (PT-PB) reiterou em pronunciamento no plenário que a luta em defesa da democracia e contra o golpe vai continuar. “Em tempos de guerra declarada pelos conspiradores da República, nunca pararemos de lutar em defesa da nossa jovem democracia”, afirmou.
Para o parlamentar petista, o Estado Democrático de Direito está sob ameaça. “O Estado Democrático de Direito, conquistado com muita garra, luta e trabalho, vai além do que se refere ao modelo estatal alcançado após o desenvolvimento e a decadência dos Estados liberal e social”.
Nos dias atuais, disse Luiz Couto, “a ganancia, o engodo, a trairagem, o golpismo e a cobiça que foram pragas geradas por parte dos conspiradores da República, erguem problemas declarados no Congresso que tornam a sociedade brasileira fragilizada e altamente permissiva quanto às condutas frente ao Estado, pois os medos modernos permeiam suas frágeis vidas sociais, e a conspiração do golpe trazem um caos ao País declarado pelo Estado Democrático de Direito”.
Luiz Couto citou afirmação do jurista Dalmo Dallari que diz: “O Estado Democrático é aquele em que o próprio povo governa, sendo evidente colocar o problema de estabelecimento dos meios para que o povo externe a sua vontade, através da representatividade, ou seja, a eleição de um representante para realizar os ideais pretendidos pelos cidadãos. O povo que governa através de seus representantes, elegeu legitimamente uma presidenta da Republica, por 54 milhões de votos, Dilma Rousseff”.
Na teoria de Dallari e outros juristas renomados, explicou também o deputado Luiz Couto, o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, não tem fundamento e nem base jurídica para tal. “Agora, o que acontece no Congresso é simplesmente a usurpação dos votos e a dominação de representantes eleitos legalmente. Não respeitam seus governantes e nem mesmo a escolha do povo brasileiro”, lamentou.
Luiz Couto ainda citou artigo de Sebastião de Oliveira Costa, onde o jornalista afirma que “o golpe brasileiro é um simples repeteco de 54 e 64, e junte-se ainda uma pitada de traição do conspirador Temer, a cara-de-pau do golpista Aécio e a cretinice do corrupto Eduardo Cunha, e aí é só levar ao micro-ondas do Congresso, aquecido com estímulos da Fiesp e vamos ter a receita certa para o golpe”, destacou.
O deputado Luiz Couto reafirmou que o povo brasileiro vai continuar na luta. “Apesar das articulações falaciosas dos golpistas e da grande mídia, o povo brasileiro vai lutar por justiça. Quem estiver por trás – de uma conspiração – tem que ir preso e vai pagar na cadeia. Não devemos ser complacentes com aqueles que conspiram contra o País. Não ao Golpe! Não ao desrespeito ao voto! Não as práticas de trairagem e conspirações contra um governo legítimo, e uma presidenta que não praticou crime algum”, finalizou o petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara