Parlamentares da bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna para prestar homenagem ao Dia do Defensor Público, 19 de maio. O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) disse que o papel essencial da Defensoria Pública, por delegação da Constituição de 1988, é defender o direito das pessoas necessitadas de terem acesso à Justiça. “A defensoria pública é o instrumento de defesa do direito dos pobres”, disse.
O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) lembrou o trabalho realizado pela categoria. “Quero homenagear todos os defensores públicos na figura da Defensora Pública Geral da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira, que, além de ser Defensora Geral, é Presidenta do Colégio Nacional de Defensores Gerais do Brasil. As minhas justas homenagens aos Defensores Públicos”, disse.
Ao saudar o defensor público pelo seu dia, o deputado Pedro Wilson (PT-GO) afirmou que “a Defensoria Pública é constitucional e todos os Estados devem tê-la”, disse.
O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) reiterou que a categoria merece todo respeito. “Cabe ao defensor público prestar assistência jurídica às pessoas que não podem pagar por serviços de um advogado particular. A Defensoria Pública desponta como uma das mais relevantes instituições comprometidas com a democracia, cidadania, igualdade e com a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, disse.
Gizele Benitz