O Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, disse nesta quarta-feira que as preocupações ambientais devem estar enraizadas em todas as políticas públicas do Estado brasileiro.
Ao participar do IV Simpósio da Amazônia promovido pela Câmara dos Deputados, o secretário fez um balanço dos avanços obtidos no governo Lula na busca pelo desenvolvimento sustentável e disse que apesar da complexidade do tema, houveram avanços significativos no país, especialmente no combate ao desmatamento.
“A questão ambiental não se resume aos procedimentos que envolvem um licenciamento ambiental para um determinado empreendimento. Ela precisa se fazer presente em todas as etapas do desenvolvimento. Esse novo paradigma, adotado pelo governo Lula, ainda está em fase de construção”, disse Machado. Segundo o executivo, o governo implementou uma série de ações integradas que vão desde o combate ao desmatamento ao controle da ocupação desordenada do solo. “Temos que romper com este tipo de parâmetro que em nada contribui para o desenvolvimento do país”, disse.
Para o presidente em exercício da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), o debate sobre a Amazônia e o desenvolvimento sustentável deve ser um tema permanente no Congresso Nacional. “Temos que refletir e buscar um equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental. Estes dois fatores são indispensáveis para a sobrevivência humana. Por esta razão, este debate deve envolver a sociedade, entidades, políticos e o governo”, defendeu.
Infra-estrutura – Para o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), um dos debatedores do simpósio, os investimentos em infra-estrutura na Amazônia são necessários, uma vez que a região abriga uma grande diversidade de populações. Entretanto, segundo o petista, esses investimentos precisam ser elaborados e construídos de forma a não agredir o meio ambiente. “Na Amazônia temos populações urbanas, comunidades indígenas, seringueiros e pescadores. O desafio é levar para essa população todos os benefícios civilizatórios de uma forma harmônica e agregadora”, disse.
De acordo com o parlamentar, o governo Lula tem se esforçado nesta tarefa, desenvolvendo programas como o Luz para Todos e o Bolsa Família, além de várias iniciativas nas áreas de educação, saúde e acessibilidade. Entre as ações mais recentes do governo, o parlamentar citou o projeto que prevê internet banda larga em todas as escolas brasileiras. “A expansão do conhecimento é o muito importante para a população amazônica compreender todas as ações que estão sendo implementadas no sentido de garantir o desenvolvimento com sustentabilidade”, explicou.
Edmilson Freitas