Plenário da Câmara impede nova manobra de Cunha para se proteger no Conselho de Ética

plenario 27 04 luis macedo

Com o apoio da Bancada do PT, o plenário conseguiu frear mais uma manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para tentar se livrar do processo de cassação do mandato que tramita no Conselho de Ética. Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de vários crimes. Entre eles, corrupção e lavagem de dinheiro.

Os deputados aprovaram uma emenda substitutiva ao Projeto de Resolução (PRC 134/16), da Mesa Diretora, que determina novo cálculo da proporcionalidade partidária para a composição das comissões da Câmara dos Deputados. A emenda aprovada prevê que a nova regra de substituição dos membros titulares, prevista no PRC 134, seja aplicada somente nos órgãos que serão compostos a partir da publicação da resolução. O Conselho de Ética fica de fora e a nova regra só valeria na formação do próximo Conselho de Ética, que deverá ocorrer a partir de fevereiro de 2017.

Para o deputado Givaldo Vieira (PT-ES), a aprovação da emenda é a garantia de que o Conselho de Ética ficará fora do alcance das manobras de Eduardo Cunha para se livrar da cassação. “O senhor Eduardo Cunha, que já não merece ser chamado de deputado e muito menos de presidente, porque ele ocupa a cadeira de forma ilegal, pois é um corrupto, mais uma vez tentou criar uma brecha para os seus interesses. Ele queria a possibilidade de mexer no Conselho de Ética e colocar deputados da sua tropa de choque e, com isso, reverter a situação desfavorável a ele no colegiado. A emenda de autoria do deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) se tornou necessária para dar salvaguarda e para que a gente continue lutando para evitar as manobras de Cunha que possam livrá-lo da cassação”, enfatizou.

Ainda de acordo com Givaldo, a tentativa de salvar Cunha da cassação tem o apoio da oposição golpista que tenta tomar o poder de uma presidenta eleita, de forma democrática, por 54 milhões de votos. “Há um golpe em curso no País. Cunha é líder deste golpe e sócio de Michel Temer na aplicação deste golpe de tomada do poder. Em troca deste serviço que Cunha prestou à oposição golpista e ao Temer, há um conluio para dar a ele, Cunha, proteção indevida no Conselho de Ética, uma blindagem para os efeitos da Operação Lava-Jato. Não podemos admitir isso. O lugar de Cunha é na cadeia respondendo pelos seus graves crimes”, ressaltou o parlamentar petista.

Gizele Benitz
Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100