Nilto Tatto anuncia avanços do Governo em novas demarcações de terras indígenas

NiltoTatto Gushta

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) registrou em plenário que o governo Dilma continua trabalhando pelo país a fim de garantir um futuro mais justo e sustentável, apesar da conjuntura política que expôs  à sociedade brasileira as “sombras que pairam nesta Casa”, ao se referir à tentativa de golpe para o afastamento da presidenta Dilma. De acordo com Nilto Tatto, dando prosseguimento a seis processos de demarcação de terras indígenas, o governo federal reconheceu a posse permanente das terras Estação Parecis e Kawahiva do Rio Pardo, do Mato Grosso. “Por não estarem na Amazônia Legal, mas sofrerem com pressão intensa de madeireiros e fazendeiros, a posse destas duas terras tem um significado especial”, disse.

Além disso, acrescentou Nilto Tatto, a demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu, do povo Mudukuru, significa ainda que a barragem do Rio Tapajós não poderá ser construída, o que contempla uma antiga luta de todo o movimento indígena e ambientalista, e evita o alagamento de 729 quilômetros quadrados de mata. “As pressões que estes povos sofrem há muitas décadas envolvem invasões de madeireiros, garimpeiros e fazendeiros, contaminação por agrotóxicos, fome, dificuldades de acesso à saúde e educação diferenciadas, despejos ilegais, perseguições, e assassinatos de lideranças. As demarcações e os reconhecimentos de posse são passos cruciais para a segurança e reprodução destes grupos”, afirmou.

Ainda de acordo com Nilto Tatto, o governo Dilma também reconheceu e declarou cinco Territórios Remanescentes de Quilombo: o de Barra de São Pedro nos Municípios de Eldorado e Iporanga, no Estado de São Paulo; os de São Benedito e Alto da Serra do Mar, no Estado do Rio de Janeiro; o Quilombo Alpes, no Rio Grande do Sul; e o de Pirangi, em Sergipe. “Além disso, o Executivo reconhece a necessidade de incrementar a estrutura do Estado para cuidar de forma adequada da questão indígena, ao autorizar a realização de novo concurso público para a Funai”, informou o petista.

“Reafirmo meu compromisso  com os direitos dos povos indígenas, das comunidades quilombolas e de todas as populações tradicionais que enriquecem a cultura deste país, e reafirmo minha disposição de lutar contra as proposições que, nesta Casa, visam retroceder nestes direitos. Saúdo a presidenta Dilma por estes reconhecimentos tão importantes, bem como a todos os movimentos sociais que seguem firmes na luta por seus direitos”, finalizou o deputado Nilto Tatto.

Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100