As estatísticas são alarmantes. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos com menos de 18 anos já sofreram violência sexual. Além disso, a Organização Internacional do Trabalho divulgou dados que mostram que, no mundo, 1,8 milhões de meninas são submetidas a exploração sexual e 1,2 milhões foram traficadas.
Em Rondônia, os índices de abuso e exploração sexual também apresentaram crescimento nos últimos anos. As ocorrências registradas passaram de 387 em 2007, para mais de 5 mil.
Diante das estatísticas, o deputado Eduardo Valverde (PT-RO) diz que são necessárias ações mais enérgicas de conscientização sobre o cuidado que se deve ter com as crianças, como a punição mais efetiva dos infratores e um trabalho contínuo com a população. Na data escolhida para lembrar o combate a esta prática, 18 de maio, Valverde reafirmou a importância do dia. “Esta data reflete o sintoma de uma doença a ser tratada na sociedade” e ressaltou ainda, que a mudança de costumes é fundamental para que as crianças não sejam mais vítimas desse tipo de crime.
“A transformação precisa começar pelo modo como as crianças são mostradas nos meios de comunicação. Enquanto elas continuarem sendo mostradas de maneira inadequada, não alcançaremos uma mudança plena nesse quadro lamentável em que vivemos hoje.”
A omissão e a falta de informação dificultam a geração de dados consistentes no estado. Dados da ONU informam que na maioria dos casos, os agressores são parentes, pessoas próximas e com ligação afetiva. Infelizmente, há ainda mais tipos de
violência que acometem crianças e adolescentes. A negligência é a que faz o maior número de vítimas.
Para o deputado Valverde, ações que dialoguem diretamente com as famílias, além da ampliação do alcance de Conselhos Tutelares e Coordenadorias Regionais de Assistência Social, devem continuar sendo implementadas para que se melhore a
qualidade de vida das crianças e adolescentes do estado.