Impeachment sem crime preocupa, sobretudo com tantos congressistas culpados; é o mundo ao contrário, diz OEA

LuizAlmagro

A presidenta Dilma Rousseff pode se tornar alvo de um processo de impeachment sem ter cometido crime de responsabilidade. Apesar de o Brasil ter encerrado sua ditadura civil-militar há 28 anos, este cenário representa uma ameaça à democracia e uma preocupação, avalia o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e ex-ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luiz Almagro.

Em entrevista ao jornal “El País“, Almagro ressaltou que a presidenta Dilma Rousseff “não é acusada de nada, não responde por nenhum ato ilegal”. “É algo que verdadeiramente nos preocupa, sobretudo porque vemos que entre os que podem acionar o processo de impeachment existem congressistas acusados e culpados. É o mundo ao contrário”.

À frente da OEA há quase um ano, ele disse que o empenho da Organização tem sido em ações práticas onde há problemas na região. “No momento de defender a democracia, assumimos responsabilidades, assim como na luta contra a corrupção e na defesa dos direitos humanos”, afirmou.

Para Almagro, para que a OEA exerça um papel relevante politicamente, não se deve dar mais ou menos atenção aos temas corrupção, direitos humanos e desigualdades.

O secretário comentou também o caso Panamá Papers, vazamento que revelou envolvimento de sete partidos em esquemas de lavagem de dinheiro, entre eles o PSDB. Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores não são citados nos documentos divulgados. “É possível ser rico e fazer política e ser pobre e fazer política. Os dois devem ter a mesma possibilidade. O importante é que, na política, o dinheiro não grude nas mãos. O problema é que muitos de nossos políticos têm cola e o dinheiro gruda em suas mãos’, opinou.

Em 18 de março, o diplomata já havia se manifestado publicamente contra este processo de impeachment, argumentando que “nenhum juiz está acima da lei que deve aplicar e da Constituição que garante seu trabalho. A democracia não pode ser vítima do oportunismo, e sim deve ser mantida com a força das ideias e da ética”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Foto: Agência EFE

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo