Deputado faz homenagem a movimento de cultura popular

O deputado Maurício Rands (PT-PE) ocupou a tribuna para prestar homenagem aos 50 anos do Movimento de Cultura Popular, o MCP, formalizado em 13 de maio de 1960. “O Movimento de Cultura Popular (MCP) nasceu da miséria do povo do Recife. Um movimento que, inspirado em valores iluministas, vislumbrou democratizar a educação e a cultura. O MCP tornou-se referência nacional, levando à população mais oprimida e humilde da cidade não apenas arte e alfabetização, mas consciência política e formação intelectual”, afirmou o deputado.

Segundo o deputado, em 1959, o MCP era debatido e idealizado pelos seus fundadores, entre eles Germano Coelho, que viria a ser o primeiro presidente.

O Movimento de Cultura Popular foi institucionalizado em 13 de maio de 1960, no Arraial do Bom Jesus, no Sítio da Trindade, Casa Amarela, local identificado com o próprio movimento por sua história de libertação do povo pernambucano. “Intelectuais, artistas, acadêmicos e políticos uniram-se em torno de uma causa comum, a de levar ao povo educação, arte, saúde e cultura, promovendo a inclusão social”, destacou Rands.

Ele afirmou ainda que, que pela relevância da data e do movimento, “apresentei requerimento para que seja realizada uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao MCP. Aloquei ainda, recursos no orçamento da União para reforma e ampliação das atividades artísticas, educacionais e culturais hoje realizadas no Sítio da Trindade, coração do MCP, além de recursos para as comemorações do Cinqüentenário deste revolucionário movimento”, disse.

Equipe Informes

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também