Nelson Jobim alerta que PEC 215 pode aumentar judicialização na demarcação de terras indígenas

CPI FUNAI

O ex-ministro da Justiça, Nelson Jobim, criticou nesta quarta-feira (16) a tentativa de setores do parlamento em aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC 215/00) que transfere para o Congresso Nacional a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas e quilombolas. Segundo ele, a aprovação da proposta vai judicializar ainda mais a questão. 

A declaração ocorreu durante audiência pública da CPI da Funai/Incra, que investiga a atuação dos dois órgãos na demarcação de terras indígenas e de remanescentes de quilombos. O requerimento que viabilizou a reunião foi de autoria do deputado Adelmo Leão (PT-MG).

“Não é conveniente trazer para o Congresso essa definição. Quem não defende os direitos indígenas vai sempre votar contra, e quem sempre é favorável vai votar a favor. Então estará criado o impasse, que inevitavelmente será judicializado e terá que ser resolvido pelo STF”, ressaltou.

Como exemplo do impasse, o ex-ministro disse que se a PEC 215 for aprovada e um processo de demarcação de terra que preencha todas as características exigidas por lei para o reconhecimento for rejeitada pelo Congresso, fatalmente o STF terá que analisar o caso. Segundo ele, o direito à demarcação é reconhecido pela Constituição, desde que cumpridas todas as exigências legais.

Porém, Jobim se manifestou contra alguns critérios adotados para a demarcação de terras indígenas. Ele se posicionou contra o reconhecimento da posse historicamente ocupada para justificar a demarcação, ao alegar que o texto constitucional adota como marco temporal apenas as terras já ocupadas a partir da vigência da Constituição de 1988.

Ele também discordou da tese defendida por setores que defendem os direitos indígenas, de que é possível ampliar a área já demarcada. Segundo o entendimento de Jobim, uma possível ampliação pode ocorrer desde que, seja realizada por intermédio de desapropriação, coma a respectiva indenização.
Também participaram da reunião os deputados Nilton Tatto (SP), Marcon (RS) e Valmir Assunção (BA).

Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100