Os deputados do PT, Padre João (MG) e João Daniel (SE) rechaçaram nesta quarta-feira (16) o projeto de lei (PL 4727/16) do deputado Bruno Covas (PSDB-SP) que visa tornar obrigatória a exigência de diploma de nível superior para todos os ministros de Estado. A proposta faz parte da ofensiva de setores da oposição para tentar barrar a nomeação e posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro do governo da presidenta Dilma Rousseff.
“Os partidos que querem barrar a nomeação de ministros, ou nomear ministros, tinham que, primeiramente, conquistar o poder nas urnas, através das eleições. Portanto, ganhem as eleições e não venham com mais essa tentativa de golpe”, rechaçou Padre João. Para ele, a proposta do tucano só serve para reforçar a ideia de que o PSDB é um partido elitista.
Para o deputado João Daniel, essa ação do PSDB que visa cercear a liberdade da presidenta da República, Dilma Rousseff de nomear seus ministros, com ou sem diploma, além de atacar o ex-presidente Lula, fere o processo democrático. “Nesta tribuna e nas ruas, como no domingo, não se apresenta um projeto, a não ser o ataque permanente à história democrática de luta do nosso País”, salientou o deputado.
Benildes Rodrigues