Luiz Couto denúncia interesses escusos em projeto que acaba com modelo de partilha no pré-sal

LuizCouto GustavoB

O deputado Luiz Couto (PT-PB) questionou nesta quarta-feira (2) no plenário da Câmara, a quem interessa a aprovação do projeto de lei (PL 131/15) que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do petróleo da camada do pré-sal. A proposta, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), acaba com o modelo de partilha que garante participação mínima de 30% da Petrobras na exploração e que pode acarretar a perda de bilhões em investimentos para a saúde e a educação no País.  

“O que o dono deste filho pródigo deseja através desse projeto não é simplesmente combater a corrupção, não significa apenas desgastar de forma generalizada os políticos, a política, o Estado e a própria democracia, mas enaltecer a iniciativa privada e abrir espaços para as propostas de privatização de setores estratégicos da economia, como, por exemplo, entregar o pré-sal e a Petrobras aos empresários”, ressaltou.

Em defesa do atual modelo de partilha, aprovado pelo Parlamento brasileiro e sancionado pelo ex-presidente Lula em 2010, Luiz Couto denunciou os interesses “geopolíticos” escondidos na proposta aprovada recentemente no Senado.

“A Petrobras é um instrumento valioso de desenvolvimento e descoberta das maiores riquezas do mundo. Com muita luta e força vem resistindo às pressões e ameaças de grupos econômicos, em torno de empresas petroleiras privadas estrangeiras, e também de parlamentares. O que queremos para o patrimônio legítimo do povo brasileiro? Será que é entregar às multinacionais ou continuar trilhando um caminho amplo de desenvolvimento social, trabalhista e econômico para nosso País?”, indagou.

Avanços – Durante o pronunciamento, Luiz Couto disse ainda que ao longo de sua trajetória “a Petrobras incentivou a capacitação de profissionais brasileiros em valiosos avanços tecnológicos” que permitiram ao País dominar a tecnologia para “extrair o petróleo de aguas profundas”. Segundo ele, essas conquistas precisam ser defendidas pelo povo brasileiro.  

“Sei que esses interesses, que são francamente contrários aos da classe trabalhadora e aos da população brasileira no caso em tela, não serão derrubados, e o povo brasileiro acordará diante da opressão tendenciosa da Direita”, finalizou.

Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100