O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em plenário a passagem da data de nascimento de Dom Hélder Câmara, em 7 de fevereiro. Dom Hélder faleceu em 1999. Ele foi arcebispo emérito de Olinda e Recife e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Hélder também foi grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar.
Para Luiz Couto, Dom Hélder Câmara se tornou um dos bispos de maior destaque e prestígio no Brasil e no mundo. “Dom Hélder foi para eterna morada com 90 anos de vida e 68 anos de sacerdócio a serviço dos Direitos Humanos, da justiça e da Paz. Três públicos-alvo de Dom Hélder foram a Igreja, os Jovens e os políticos. Esse missionário soube preservar e transmitir valores que atualmente animam os espíritos mais generosos e comprometidos com a construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária”, afirmou o parlamentar petista.
O deputado Luiz Couto também citou trechos de um texto de autoria de Dom Hélder. “O texto foi escrito em parceria com Abbé Pierre em 1996, para explicar a exemplar política repassada pelo amigo e irmão Dom da Paz e diz que é preciso ajudar a organizar o mundo de forma diferente. Na partilha e não na competitividade. Na solidariedade, não na busca incessante de interesse de uma minoria de privilegiados. Viva ao Dom da Paz. Esta é minha homenagem como discípulo de um homem tão cheio da graça de Deus que foi Dom Helder Câmara”, ressaltou.
Gizele Benitz