O deputado Décio Lima (PT-SC) participou do lançamento da 1ªAquapescabrasil, Feira Internacional de Pesca e Aquicultura, evento que acontecerá nos dias 18 a 20 de novembro deste ano, no Píer Turístico de Itajaí.
” Este evento é de profunda importância para o setor e promete revolucionar o mercado de pesca da região. Será uma oportunidade do pescador artesanal se transformar em um grande empresário da pesca, pois, a feira traránovas tecnologias, investidores e principalmente know how para o estado de Santa Catarina”, disse.
Ainda segundo o deputado, em discurso no plenário, o objetivo é fazer com que a captura (Pesca) e a criação (Aquicultura) se unam e se fortaleçam para fazer com que o pescado possa vencer a carne e o frango no mercado, pois o Brasil tem uma costa de 8.500 Km de extensão e um continente com características privilegiadas para a Aquicultura. Seu potencial é de R$ 40 bilhões por ano e, em termos de produção, e de 20 milhões de toneladas de pescado por ano.
“Este promete ser o maior evento da América Latina no segmento de Pesca e Aquicultura e certamente trará para o país o que há de mais avançado em tecnologia fazendo assim com que os empresário, não só de Itajaí, mas de todo o Brasil, consigam se desenvolver em todo o seu potencial”.
Para o deputado, o setor de Pesca e Aquicultura saiu de um estágio onde faltava consumidor e políticas apropriadas, para um momento totalmente novo, com a criação de um Ministério para cuidar desta área. “Aumentou seu mercado consumidor e possui políticas de incentivo que priorizam a proteção do mercado interno”.
A cidade de Itajaí foi escolhida para sediar a primeira edição da Aquapescabrasil, por ser conhecida como o maior porto pesqueiro deste Brasil. A estimativa é de receber cerca de 60 expositores e mais de mil visitantes no evento que integrará as comemorações dos 150 anos de emancipação político-administrativa.
Equipe Informes