O presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulgou nota na qual analisa a aprovação pelo Senado, na noite de quarta-feira (24), do projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que retira a obrigatoriedade legal de participação da Petrobras nos campos do pré-sal. O dirigente afirma que apesar da derrota parlamentar sofrida, o PT continuará empenhado em resistir ao retrocesso representado por esta mudança da lei. “Nossos deputados federais combaterão a medida, na Câmara, com a mesma tenacidade dos nossos senadores….O PT marchará ao lado das demais forças progressistas, dos movimentos populares e sindicais contra este ataque à soberania nacional e ao nosso desenvolvimento independente”, diz o texto.
Leia a íntegra:
Pré-sal: PT seguirá combatendo projeto tucano
O país assistiu, ontem, a primeira de uma série de novas batalhas em defesa da propriedade pública e nacional do petróleo.
Aprovado pelo Senado, o projeto do tucano José Serra retira a obrigatoriedade legal de participação da Petrobras nos campos do pré-sal. Mesmo atenuado em sua versão substitutiva, fragiliza o regime de partilha e a política de conteúdo nacional.
A bancada de senadores petistas, em conjunto com seus principais aliados, entre os quais destaco o senador Roberto Requião (PMDB-PR), se comportou com firmeza e bravura, solidária à orientação partidária, votando contra o PL 131.
Apesar da derrota parlamentar sofrida, o Partido dos Trabalhadores continuará empenhado em resistir ao retrocesso representado por esta mudança da lei.
Nossos deputados federais combaterão a medida, na Câmara, com a mesma tenacidade dos nossos senadores.
O PT marchará ao lado das demais forças progressistas, dos movimentos populares e sindicais contra este ataque à soberania nacional e ao nosso desenvolvimento independente.
Rui Falcão
Presidente nacional do PT
Portal do PT