Comissão aprova MP que eleva arrecadação e contribui com ajuste fiscal

AlexFerreira

A comissão mista que analisou a Medida Provisória (MP) 694/15 aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (23), o parecer apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). O texto da MP – que integra o conjunto de medidas do ajuste fiscal do governo e tem como objetivo elevar a arrecadação tributária – foi aprovado com poucas mudanças e, na essência, mantém todos os itens da proposta original.

Uma das alterações beneficia as agências de turismo. O relator reduziu de 25% para 6%, até o final de 2019, a alíquota do Imposto de Renda que incide sobre as remessas ao exterior feitas pelas agências, para o pagamento de hotéis, transporte, hospedagem, cruzeiros marítimos e pacotes de viagens.

Outra mudança feita na Medida Provisória concede isenção do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para as mercadorias cuja origem ou destino seja porto localizado no Espírito Santo ou os estados das regiões Norte e Nordeste.

Porém, o relator manteve a parte do texto que aumenta de 15% para 18% a alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) aplicado aos juros sobre o capital próprio (JSCP) pagos ou creditados aos sócios ou acionistas de empresa.

Para o relator revisor da MP, deputado Paulão (PT-AL), a proposta contribui com o esforço do governo para equilibrar a arrecadação. “Essa MP é importantíssima, do ponto de vista tributário, para equalizarmos a arrecadação e termos a tranquilidade necessária para atravessarmos o atual momento de adversidade econômica”, ressaltou.   

Lei do Bem– A MP enviada ao Congresso também reduz benefícios fiscais da Lei do Bem (11.196/05). Entre outros pontos o texto suspende, para o ano de 2016, o incentivo fiscal que permite às empresas de inovação tecnológica excluir do lucro líquido- na determinação do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)- o valor correspondente a até 60% do montante gasto com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica.

De acordo com o governo, a MP 694/15 permitirá um aumento de R$ 9,9 bilhões na arrecadação em 2016.

Tramitação– A MP ainda será analisada pelos plenários da Câmara e do Senado. O texto perde a vigência no dia 9 de março. 

Héber Carvalho com Agência Câmara Notícias

Foto: Alex Ferreira

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100