Conferência Nacional de Ciência terá caráter plural, afirma ministro

paulo teixeira_D-2A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília, terá interface com agendas importantes de áreas como a Educação, a Saúde, Infraestrutura, Indústria e Agricultura, afirmou nesta terça-feira, na Câmara, o ministro-interino da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues.

Em reunião articulada pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o ministro destacou que o objetivo da conferência “não é só olhar a política do ministério, mas olhar a política transversal que o governo Lula implantou para a área “, disse.

Ele defendeu a estruturação de um plano nacional com foco na formação qualificada de recursos humanos, na ampliação da competitividade por meio da inovação e em ações estratégicas e sociais para estimular novas tecnologias e aumentar a capacidade de emprego e renda.

Segundo Rodrigues, a realização da conferência tem despertado grande interesse entre vários segmentos. “Nós já temos quase duas mil inscrições e esperamos atingir o patamar de três mil pessoas circulando na conferência”, disse.

O secretário-geral da 4ª Conferência, Luiz Davidovich, destacou que o encontro de 2010 pretende um desenvolvimento sustentável de longo prazo observando as características próprias de cada região. “Temos um olhar diferenciado para a Amazônia, o Cerrado, as grande cidades”, disse.

Ele destacou que o Brasil tem hoje grandes empresas originadas por políticas públicas de longo prazo, como a Embraer, a Petrobras e a Embrapa. “Pretendemos que as ações em ciência e tecnologia sejam consideradas como política de estado e não apenas como política de governo. Sugerimos ainda a melhoria do marco legal do setor e mais ênfase no ensino de ciências em todos os níveis de escolaridade”, disse.

O deputado Paulo Teixeira afirmou que a Comissão de Ciência e Tecnologia pretende acompanhar a conferência e irá formar um grupo de parlamentares para participar dos debates. “Vamos acompanhar a evolução dos temas”, disse.

Gabriela Mascarenhas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também