Em discurso na tribuna da Câmara nesta quinta-feira (18), o deputado Odorico Monteiro (PT-CE) anunciou a criação da Frente Parlamentar da Dengue e Incorporação Tecnológica no Enfrentamento das Arboviroses. A iniciativa é uma forma de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ele adiantou que o lançamento oficial do colegiado deve ocorrer no próximo dia 2 de março, às 8h30, em um café da manhã no restaurante do 10º andar do anexo 4, da Câmara dos Deputados.
“Temos que trabalhar em três frentes importantes: combate permanente ao Aedes aegypti, incorporação tecnológica e rede de proteção social para as crianças e suas famílias”, afirmou. Ele explicou que o caso específico das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) envolve o Estado e a sociedade, ou seja, cada um assume a responsabilidade pelo conjunto de tarefas que deve ser executada. “Estado faz uma parte, mas a sociedade tem que fazer a sua. Jamais será possível resolver o problema de todas as caixas-d’água deste País, de todos os quintais”, observou o petista.
Odorico elogiou a inciativa do governo em criar ofensiva de combate ao mosquito que transmite essas doenças. “Essa mobilização que o governo está fazendo, de forma intersetorial, é fundamental para que a gente vença essa epidemia”, avaliou.
Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara