Mantega destaca papel do Estado como indutor do investimento no Brasil

17-10-mantega-D1O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou hoje, durante palestra no Seminário de Infraestrutura, promovido pelos jornais Valor Econômico e Financial Times, o papel do Estado como indutor do desenvolvimento no país. Segundo ele, a ação do governo garantiu para os próximos anos a “década da infraestrutura”.

 O evento foi realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ).

“O Brasil investiu pouco em infraestrutura desde a década de 80. A partir dos anos 2000, o Brasil começou a crescer e o governo Lula ampliou os investimentos na área e, por isso, fizemos o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A política industrial voltou a ser introduzida. Além disso, os bancos públicos estão aumentando o volume de crédito e, por isso, o Brasil foi um dos países que se recuperou mais rapidamente da crise financeira internacional. A ação das empresas estatais se deu para apoiar o setor privado. Muitas vezes há dúvida sobre isso e alguns falam em estatização. Mas, o que tem sido feito é em estímulo ao setor privado. Todo empresário que precisou de recurso foi ao BNDES e encontrou esse recurso”, afirmou o ministro.

Na avaliação do deputado José Guimarães (PT-CE), que será o relator setorial da área de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, do Orçamento Geral da União de 2010, o governo Lula sempre priorizou a infraestrutura do país. “Essa determinação fica ainda mais evidente com o PAC 2, que dividiu a área de atuação em seis grandes eixos – cidades melhores, comunidade cidadã, Minha Casa Minha Vida, água e luz para todos, transportes e energia. Assim fica mais fácil dotar o país de infraestrutura”, afirmou.

Guimarães acrescentou que o ministro Mantega está correto quando destaca o papel indutor que o Estado brasileiro ganhou no governo Lula. “Estamos dotando o Brasil de infraestrutura com logística social e energética. Só assim daremos conta de fazer o país crescer de 5 a 5,5% a ano”, enfatizou.

Infraestrutura – Essa política de estímulo ao investimento privado desenvolvida no governo, segundo Mantega, garantiu que vários grandes projetos de infraestrutura tivessem suas obras iniciadas nos últimos anos. A maioria deles será entregue nos próximos anos, no que ele classificou como “década da infraestrutura”.

O ministro afirmou também que as empresas estatais estão aumentando seus investimentos, sua parceria com o setor privado e mesmo assim continuam eficientes e obtendo lucros, diferente do que se registrou no passado.

“As instituições estatais hoje funcionam apoiando o setor privado, mas são eficientes em si. No passado, a maioria delas trabalhava no vermelho. Não se sabia se era por conta do subsídio (ao setor privado) ou por desempenho ineficiente. Se pegarmos o Banco do Brasil, a rentabilidade dele é tão elevada quanto a dos bancos privados. A Petrobras teve que nacionalizar sua produção o que, em tese, elevaria seus gastos com a compra de produtos, mas o que vemos é que o lucro da Petrobras está alto, e mais alto que as demais petrolíferas”, argumentou.

Equipe Informes com Portal do PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100