Dilma celebra resgate da indústria naval pelo governo Lula

dilma_estaleiroA pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, disse na última sexta-feira (7), ao chegar ao Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE), que Brasil dá um passo fundamental para o aumento de sua capacidade produtiva ao lançar o primeiro navio petroleiro de grande porte, depois de décadas de estagnação da indústria naval.
O petroleiro João Cândido, da Transpetro, foi lançado ao mar, na sexta-feira, em cerimônia com a presença do presidente Lula. “Era isso que diziam que no Brasil não se podia fazer. O Brasil dá um passo à frente hoje. Não podemos produzir apenas commodities (soja, minério de ferro), nós também produzimos navios como esse”, afirmou Dilma.

Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), presente ao lançamento, esse é um momento histórico, que representa uma nova etapa da retomada da indústria naval brasileira. “É um momento da maior significação para Pernambuco, para a geração do emprego e de oportunidades de renda para jovens, homens e mulheres de varias regiões do Brasil. É mais uma comprovação das ações do PAC do governo Lula”, ressaltou Ferro.

O lançamento do navio petroleiro João Cândido representa o reinício de uma atividade industrial abandonada no país há décadas. Ele é o primeiro das 49 embarcações de grande porte que integram o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) a ser entregue. O resgate do setor foi uma das prioridades dos dois mandatos do presidente Lula, que sepultou a política implementada pelo governo FHC (1995-2002), que priorizava compras navais no exterior.

Tradição – O Promef resgatou uma tradição iniciada no final do século XIX pelo Barão de Mauá e que teve seu auge nos anos 1970, quando o Brasil chegou a ser o segundo maior construtor de navios do mundo. Durante os anos 1980 e 1990, o setor entrou em crise, as encomendas foram praticamente interrompidas, e os navios e as plataformas passaram a ser importadas.

Hoje, após ação do governo federal e das empresas estatais, o Brasil já possui o quinto maior volume de encomendas de navios petroleiros do mundo. Em 2000, o setor empregava pouco mais de 2 mil pessoas e, agora, já são mais de 45 mil trabalhadores.

Batizado de João Cândido em homenagem ao líder da Revolta da Chibata, o navio é o primeiro de grande porte construído no Brasil em 13 anos. A construção e operação do Estaleiro do Atlântico Sul consumiu investimentos de aproximadamente R$ 1,8 bilhão.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100