O secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Rodrigues Elias, disse nesta quinta-feira (6) que a 4º Conferencia Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação, promoverá integração da sociedade. De acordo com o secretário, que participou de audiência pública na Câmara para debater o tema, o governo já realizou todos os eventos preparatórios para a conferência, que ocorrerá entre os dias 26 e 28 deste mês, em Brasília.
“O presidente Lula orientou para que esta conferência seja amplamente voltada para a integração científica e tecnológica da sociedade brasileira. Não estamos focando o setor empresarial ou acadêmico mas, sim, a sociedade para que o novo Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, que será elaborado a partir da conferência, privilegie políticas públicas voltadas para a inclusão da sociedade”, afirmou o secretário.
Inclusão – Autor do requerimento para a audiência, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), explicou que o governo trabalha para promover a inclusão digital da sociedade, especialmente das camadas menos abastardas. “O primeiro desafio é trazer a sociedade para a elaboração do plano nacional de ciência e tecnologia e inovação. A segunda etapa é discutir como promover a inclusão das camadas que estão na base da pirâmide social do país”, disse. Estes setores, segundo o parlamentar, em geral são bastante criativos, e poderão contribuir bastante para o desenvolvimento do Brasil.
Edmilson Felisberto de Freitas