O deputado José Airton Cirilo (PT-CE), coordenador da bancada federal do Ceará, juntamente com parlamentares da Bancada do Nordeste, reuniram-se na quarta-feira (9), com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para solicitar a prorrogação do pagamento das dívidas dos pequenos produtores rurais para o final de 2017. A dívida vence no dia 31 de dezembro deste ano.
O coordenador da bancada, deputado Júlio César (PSD-PI), afirmou que é preciso definir uma renegociação efetiva com condições para regularizar a situação do produtor rural, de forma a diminuir a inadimplência.
No documento entregue estão os impactos da seca que assola a região de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e suas consequências em relação aos débitos rurais. São apontadas também medidas consideradas adequadas para uma solução definitiva das dívidas rurais.
A ministra determinou a criação de um grupo de trabalho formado por representantes da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Bancada do Nordeste, para analisar a proposta que será levada ao Ministério da Fazenda.
O deputado José Airton aproveitou também para confirmar com a ministra Kátia Abreu uma audiência para a próxima semana. A pauta do encontro será a liberação de
projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab para o
Ceará.
Assessoria Parlamentar