O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (8) para conclamar os brasileiros para uma grande mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, da febre chikungunya e também responsável pela transmissão do Zika vírus. “O apelo que faço é para que possamos nos juntar a todos os governadores e ao Ministério da Saúde nessa cruzada contra o Aedes Aegypt. É fundamental que cada um faça a sua parte, que se tenha uma atenção redobrada, para combater o mosquito”, afirmou.
José Airton lembrou que o Brasil está passando por um surto de microcefalia na Região Nordeste. Ele citou que o Ministério da Saúde no final do mês de novembro confirmou, com base no resultado de exames realizados em um bebê nascido no Ceará, que existe a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia.
A microcefalia que não é uma doença nova, porém vem aumentando seu número de casos no Brasil, em especial no Nordeste, o que é preocupante porque trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Na atual situação, a investigação da causa é que tem preocupado as autoridades de saúde.
José Airton citou ainda que no Ceará foram confirmados 25 casos, e que nesta semana, a convite de governo federal, representantes do CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças, em inglês), dos Estados Unidos, integrarão os esforços das autoridades e parceiros nacionais nestas análises. O CDC é referência para a Organização Mundial de Saúde (OMS) em doenças transmissíveis.
Zika vírus – O Zika vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara