Em discurso na tribuna da Câmara, o deputado João Daniel (PT-SE) solicitou aos órgãos competentes, tanto no âmbito estadual como federal, rigor na apuração dos fatos que deram origem à tragédia que abateu a cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, na última semana. “Eu espero que os governos federal e estadual e a Comissão de Meio Ambiente façam a total apuração e verificação dos fatos, porque se trata de uma questão muito grave para o nosso País”, disse o petista.
O deputado observou que o desastre que transformou o Rio Doce em rio de lama é grave e, segundo ele, as consequências dessa tragédia, que, ainda, não foram avaliadas profundamente, trazem um grande debate para a sociedade brasileira e para o Congresso Nacional.
Para João Daniel, isso tudo é consequência da ânsia privatista que ocorreu no governo do PSDB que teve à frente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). De acordo com o deputado, nesse período, os interesses capitalistas atuaram fortemente, levando à privatização de setores estratégicos deste País, como o de mineração. Como exemplo dessa onda entreguista, o deputado citou a privatização da Companhia Vale do Rio Doce.
À época, lembrou o petista, setores de esquerda e os movimentos sociais denunciaram: “Está em jogo o futuro das riquezas naturais e a acumulação do capital”.
“Nós temos certeza de que o grande capital, as grandes empresas, tanto mineradoras quanto petrolíferas, têm como grande interesse e como finalidade principal a acumulação de dinheiro, de capital”, denunciou.
O deputado destacou ainda o papel que a Câmara, o Senado e representantes da sociedade brasileira têm a desempenhar para que o fato como o que ocorreu em Mariana e vêm ocorrendo em outras partes do país não fique impune.
“Confio e acredito que o Governo da Presidenta Dilma, o Governo de Minas Gerais e os órgãos responsáveis, por meio do Ministério Público Federal e do Ministério do Meio Ambiente, farão uma cobrança com profundo rigor, para que medidas necessárias sejam tomadas”, reiterou João Daniel.
Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara