A Comissão de Educação e Cultura da Câmara realizou nesta terça-feira (4) seminário que lembrou a vida e a obra do geógrafo, Milton Santos. A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que o geógrafo é um dos grandes nomes da academia brasileira. “A história de vida e a obra de Milton Santos é importante para fortalecer a superação de todos os preconceitos, principalmente o preconceito racial. Ele é um exemplo para o povo brasileiro e temos muito a aprender a partir do conteúdo de suas obras e da sua história de vida “, disse.
Milton Almeida dos Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, Bahia, no dia 03 de maio de 1926. Graduado em Direito, no entanto, destacou-se pelo trabalhos desenvolvidos na área da Geografia. Santos teve o reconhecimento nacional e internacional na década de 60, período em que esteve exilado. Ele foi professor na universidade de Sorbonne, Paris, de Toronto, Canada e Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
No Brasil, Milton Santos lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade de São Paulo (USP) e Na Universidade Católica de Salvador. Em 1994, em Paris, Santos recebeu o Prêmio Internacional de Geografia Vautrim Lud . Em 1997, no Brasil, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro com a obra “A Natureza do Espaço – Técnica e Tempo, Razão e Emoção”.
Benildes Rodrigues