CCJ aprova projeto de petista que regulamenta gorjeta

gilmar machado_D2A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara aprovou nesta terça-feira (4), projeto de lei do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que garante a obrigatoriedade de repasse de pelo menos 80% do valor da taxa de serviço – gorjeta – para os garçons. Segundo o deputado, cerca de oito milhões de profissionais que trabalham em bares, restaurantes e hoteis em todo Brasil estavam ansiosos com a tramitação da proposta.

De acordo com Gilmar Machado, o projeto estabelece a incorporação gorjeta como parte do salário. “O dono de estabelecimento que cobrar a gorjeta na nota terá que contabilizar aquilo no salário do funcionário. E, para isso, ele vai poder tirar 20%, que é o encargo trabalhista e previdenciário. Então, na verdade, não tem prejuízo. Na verdade, estamos pensando também no dono do restaurante e do bar. O que nós queremos é aperfeiçoar o projeto. Aí, os donos de restaurantes têm razão: é que muitos estados têm tributado esses 10% como venda e a gorjeta não é venda”, afirma.

Gilmar Machado disse que está aberto para receber sugestões. Ele destacou que a proposta ainda poderá ser alterada no Senado. A votação foi assistida por garçons de todo o Brasil que vieram a Brasília e foram recebidos por Gilmar. A proposta agora segue para apreciação do Senado.

Assessoria Parlamentar com Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100