O deputado Odorico Monteiro (PT-CE), titular da Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar as obras de transposição do Rio São Francisco, cumprirá dois dias de agenda nos Estados do Ceará e Pernambuco. Nesta quinta-feira (5), Odorico participa, em Juazeiro do Norte, de fórum de debates com prefeitos, vereadores e comunidades das cidades beneficiadas pelo projeto de transposição. Na sexta-feira (6) ele acompanha vistoria nas obras nos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó, e em Jati, no Ceará.
De acordo com Odorico, o objetivo é ampliar o diálogo com os gestores municipais, as comunidades beneficiadas e as entidades parceiras do projeto sobre o atual estágio das obras, bem como, discutir o resultado de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre obras de esgotamento sanitário que deverão ser executadas nos municípios.
A questão da qualidade da água é uma das questões que preocupa o parlamentar cearense. Em sua opinião, o bom andamento das obras de abastecimento de água e esgoto são fundamentais para o êxito do projeto. “Não basta garantir a água, é imprescindível que ela seja de qualidade e isso requer a plena execução de obras auxiliares à transposição”, afirmou Odorico.
“Estamos falando da maior obra de infraestrutura de abastecimento de água da história do Brasil. São cerca de 10 mil trabalhadores envolvidos, mais de R$ 8 bilhões investidos para concretizar um sonho de mais de 150 anos do povo nordestino. Estamos trabalhando na avaliação de possíveis lacunas e em medidas para corrigi-las, para que o nordeste possa ver o quanto antes as águas do velho Chico jorrando pelo sertão”, disse Odorico.
Segundo o parlamentar, as obras previstas para serem entregues no segundo semestre de 2016, atenderão mais de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Assessoria Parlamentar