O deputado Zé Geraldo (PT-PA) requereu na Comissão da Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, a realização de audiência pública para debater a proposta brasileira para a 21ª Conferência do Clima (COP 21) que será realizada em dezembro, em Paris. Ele ressaltou, principalmente, sobre os itens propostos para a recuperação de áreas degradadas por pastagens e agricultura de baixo carbono na Amazônia.
“A 21ª Conferência do Clima (COP 21) terá como principal objetivo construir um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. O Brasil já apresentou sua INDC – Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada- onde propõe uma contribuição de 43% para a redução das emissões de gases de efeito estufa até 2030, com base em 2005. Neste período, o Brasil pretende o fim do desmatamento ilegal; o reflorestamento de 12 milhões de hectares; a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas; a integração de 5 milhões de hectares de lavoura, pecuária e florestas”, informou o deputado.
Lembrou Zé Geraldo que a Amazônia oferecerá a maior contribuição para todo o programa, tanto com a proposta de desmatamento zero, quanto pela meta de recuperação de áreas degradas por pastagens ou o desenvolvimento de uma agricultura de baixo carbono.
“A nossa preocupação é justamente saber como os ministérios do Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Agrário agirão em conjunto para a efetivação da contribuição que será proposta pelo Brasil em sua INDC no tocante à Amazônia, onde as questões fundiárias e o uso irregular da terra ainda oferecem forte pressão para o insucesso de uma meta tão avançada, não obstante os esforços recentes por uma agricultura de baixo carbono na região”, disse.
PT na Câmara