O deputado Luiz Couto (PT-PB) pronunciou-se, em plenário, sobre os ensinamentos do Papa Francisco, que tem alertado as autoridades mundiais sobre como vencer batalhas travadas contra as mazelas sociais. “Quero dizer que isso tem sido realizado pelos nossos Governos — o Governo Lula e o Governo Dilma”. Nas considerações do deputado, o Papa deve servir de incentivo para que todos possam trabalhar para vencer as mazelas sociais da fome, da miséria e do desemprego.
“Com gestos de amor e fraternidade o Papa Francisco tem sido a voz do povo do XXI. Por ser um defensor eminente dos pobres e os homens e mulheres dignos de seus direitos sociais, fundamentais e educacionais. Em uma de suas frases o Papa declara seu tamanho amor pelos pobres, trazendo o eixo do que precisa acontecer para que as pessoas de todo mundo vivam com mais amor e respeito ao próximo”, disse o deputado.
Luiz Couto considerou que apesar dos esforços dos Governos de Lula e Dilma nos últimos anos no Brasil, a continuidade de situações de extrema precariedade da inserção econômica de muitos brasileiros, bem como a permanência de situações específicas de vulnerabilidade (como a população de rua ou populações em situação de isolamento), nos coloca frente à necessidade de análise e elaboração de novas propostas de ação sobre o fenômeno da pobreza, de forma intersetorial.
Nesse sentido, o deputado defendeu que as ações de assistência social existentes sejam fortalecidas e complementadas por ações locais que possam promover a superação de situações de desemprego, trabalho precário e/ou ilegal, situações de saúde precárias, de falta de cidadania, dentre outras carências que trabalham para manter a miséria no país.
PT na Câmara