O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) ocupou a Tribuna nesta quinta-feira (22), pela Liderança do Partido dos Trabalhadores, para rechaçar “os ataques da oposição” ao governo da presidenta Dilma.
“Verificamos, a todo momento, a oposição querendo atacar o nosso governo, mas principalmente tentando, com a história do golpe, querendo chegar ao poder sem ter ganhado as eleições. São quatro eleições que a oposição perde para o Partido dos Trabalhadores e os partidos que compõem a base da nossa aliança nacional”, explicou.
De acordo com Ságuas Moraes, é preciso a todo momento “recapitular” para a oposição os avanços promovidos pelo governo do PT em várias áreas. “Na área da educação temos que dizer que o número de universitários neste País saltou de 3,5 milhões para 7,3 milhões. São mais de 3,8 milhões novos universitários em quase 13 anos do Governo do PT e dos partidos que compõem a nossa aliança. Portanto, é um Governo que priorizou a educação, que priorizou a nossa juventude, garantindo o acesso à universidade neste País. Também eu sou obrigado a falar sobre o Fies. O Fies existia como crédito educativo e foi criado ainda no Governo Fernando Henrique. Não tinha mais que 150 mil matrículas ativas, variando de 120 a 150 mil matrículas ativas”, lembrou.
Quando o Presidente Lula propôs o novo Fies, acrescentou o deputado Ságuas Moraes, “que aboliu os avalistas, que aumentou o prazo de pagamento, que aumentou o período de carência, que baixou os juros do FIES, aí sim passamos a ter um contingente substancial de jovens com acesso ao Fies. O novo FIES começou em 2010 e em 2013, chegamos a 550 mil matrículas e em 2014 chegamos a 750 mil matrículas. Ou seja, temos, neste momento, 1 milhão e 900 mil matrículas ativas no FIES contra um total de 150 mil, no máximo, em governos anteriores”.
Bolsa Família – O deputado Ságuas Moraes também ressaltou os benefícios trazidos para os mais pobres pelo Programa Bolsa Família. “Neste mês, estamos comemorando 12 anos do Bolsa Família, um programa que reduziu a desnutrição neste País, que reduziu significativamente a mortalidade infantil, que, além de combater a fome, além de eliminar a fome do povo brasileiro. Hoje não são 14 milhões de pessoas, mas 14 milhões de famílias com acesso ao Bolsa Família. Esse programa foi responsável por tirar mais de 36 milhões de pessoas da extrema pobreza”, elogiou.
“E ainda temos o Programa Minha Casa, Minha Vida. E eu pergunto: qual era o nome do programa do PSDB de habitação popular? Ninguém se lembra, porque não existia programa de habitação popular no Governo do PSDB, no Governo das Oposições. Este Programa Minha Casa, Minha Vida conclui agora com mais de 3 milhões e 700 mil casas. E é um programa que ainda continua. O salário mínimo é o melhor salário mínimo dos últimos 30 anos da história deste País”, disse o parlamentar petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara