O plenário da Câmara deverá votar na próxima semana a medida provisória (MP 475/09) que trata do reajuste dos aposentados. O relator da medida, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, já leu seu parecer sugerindo um índice de 7% de reajuste para os beneficíos previdenciários de valor superior a um salário mínimo, o que, de acordo com ele, representa o dobro do que estava previsto. Vaccarezza está otimista quanto à votação da MP. “Vamos criar maioria na Casa”, afirmou, ressaltando que o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), também defenderá os 7%.
De acordo com o líder Cândido Vaccarezza, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas; e Nelson Machado, representando o ministro da Fazenda, Guido Mantega estarão na Câmara na próxima semana para conversar com os parlamentares da base aliada.
O líder do governo está confiante que a MP pode ser votada na próxima terça-feira (4) pelo plenário. Ele assegurou que ao governo interessa votar a MP o quanto antes. “O presidente Lula me pediu textualmente: ‘votem a MP’. Não há interesse do governo em postergar. Além disso, o indice de 7% significa um aumento robusto para os aposentados, acima da inflação”, disse Vaccarezza.
Ficha Limpa – Também consta da pauta de votação do plenário o requerimento de urgência para a tramitação do projeto do Ficha Limpa (PLP 518/09), que trata da proibição de candidaturas de pessoas condenadas pela Justiça. A proposta tem apoio de todos os líderes partidários para apreciação na próxima semana.
Assessoria Parlamentar