CPI do BNDES: Ex-ministro nega atuação de Lula para favorecer Odebrecht e critica “demonização do lobby”

BNDESmiguelJorge

Em depoimento à CPI do BNDES nesta terça-feira (20) o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge rechaçou a cantilena de setores da oposição, comandados pelo PSDB e DEM, que insistem sobre suposto lobby do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor da empresa Odebrecht. “Não conheço atuação do presidente Lula fazendo lobby em favor da Odebrecht. Sinceramente não conheço”, negou o ministro.

O ministro criticou o que ele classificou de “demonização” da palavra lobby. “É lamentável que o termo lobby tenha sido demonizado no País nos últimos anos. Lobby, se nós formos olhar o dicionário Aurélio, é tentativa de convencimento por meios lícitos. É a reunião pública, que pode ser publicada e assistida por jornalistas. Isso é lobby”, observou.

Miguel Jorge negou ainda a sinalização sugerida pela Polícia Federal (PF) ao interpretar e-mails trocados entre o presidente da construtora, Marcelo Odebrecht, executivos da empresa e o ex-ministro. Para a PF, as iniciais “PR” contidas nas mensagens significariam “presidente da República”. O conteúdo de um dos e-mails interceptado pela PF diz que “Miguel Jorge afirma que esteve com os presidentes do Brasil e da Namíbia” e que a “PR fez o lobby”. A referência diz respeito ao projeto de construção de uma hidrelétrica na Namíbia (África).

O ministro explicou que o conteúdo da mensagem se referia a um almoço promovido por Lula no Itamaraty para receber uma comitiva da Namíbia. O ministro relatou que a conversa que ele teve com o então presidente Lula ocorreu em um almoço no Ministério de Relações Exteriores que reuniu 300 pessoas, entre elas, ministros da Namíbia e do Brasil.

“Eu disse: Presidente, nós temos interesse em uma obra na Namíbia. Ele respondeu: ‘Eu já sei, não precisa falar mais, tem um interesse que o Brasil fique com essa concorrência’. Foi exatamente isso que aconteceu”, relatou Miguel Jorge.

“No cargo de ministro, me reuni com centenas de empresas e dezenas de associações. Não houve interferência por parte do ministério aos projetos em análise do BNDES. Nunca recebi qualquer pressão de qualquer esfera de poder para pressionar o BNDES para concessão de financiamento”, assegurou Miguel Jorge aos integrantes da CPI.

Amizade – Questionado sobre os laços que o une ao presidente Lula, o ex-ministro e ex-presidente do Conselho de Administração do BNDES disse que apesar de conhecer o Lula há mais de 40 anos, não se considera amigo do ex-presidente.

Benildes Rodrigues

Foto: Salu Parente

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100