Petistas defendem Estatuto do Desarmamento

07-12-genoino-D1Os deputados José Genoino (PT-SP), Luiz Couto (PT-PB), Fernando Marroni (PT-RS) e Marina Maggessi (PPS-RJ) vão trabalhar em parceria com o governo federal para aperfeiçoar dispositivos do Estatuto do Desarmamento em relação ao controle de armas para colecionadores. O compromisso foi assumido nesta quinta-feira durante seminário realizado na Câmara pelo Instituto Sou da Paz. O evento, que teve com objetivo divulgar pesquisa realizada pelo instituto sobre os resultados da implementação do Estatuto do Desarmamento, em vigor deste 2003, contou com o apoio do gabinete do deputado Genoino.

Segundo o diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, a pesquisa demonstrou que o Estatuto proporcionou mais controle sobre compra, venda e utilização das armas de fogo e de munições. “Verificou-se que mais de 5 mil vidas foram salvas em menos de 3 anos. Aconteceu também, pela primeira vez em mais de 13 anos, a reversão da curva de homicídios do país”, afirmou o diretor.

Denis Mizne ressaltou, no entanto, que, apesar desses resultados, foram constatados problemas na implementação da lei e medidas que ainda não saíram do papel. Entre os problemas encontrados, ele citou a falta de diálogo e articulação entre Exército e Polícia Federal, as irresponsabilidades no controle dos arsenais do Estado e as graves falhas no controle das armas dos colecionadores e atiradores e das empresas de segurança privada. “É preciso melhorar a fiscalização e o controle sobre categorias e grupos que podem possuir e portar armas, como o caso da categoria chamada CAC – colecionadores, atiradores e caçadores”, defendeu Mizne. Ele destacou que, juntos, esses três grupos detêm hoje um arsenal de mais de 150 mil armas.

Genoino afirmou que entende a preocupação do Instituto Sou Paz e destacou que é possível aprimorar a fiscalização e o controle dessas armas por meio de um projeto de lei. “Assumiremos também o compromisso de lutar contra a flexibilização do Estatuto do Desarmamento”, ressaltou José Genoino, lembrando que tramitam na Casa vários projetos que ampliam as categorias que podem ter porte de armas. Os deputados assumiram também o compromisso de agendar audiência com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), e com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Depoimento – A psicóloga Vitória Bernardes, vítima de uma bala perdida aos 16 anos, enquanto usava um telefone público, deu um depoimento emocionado em defesa do Estatuto do Desarmamento, durante a realização do seminário. “Eu sou o exemplo vivo do poder devastador da arma de fogo. Eu tive a sorte de sobreviver, de reformular meus sonhos, mesmo presa a essa cadeira de rodas. Outras centenas ou milhares não tiveram a mesma sorte que eu”, disse.

Vitória disse que decidiu somar-se à luta pelo desarmamento para deixar de ser alguém por trás da triste estatística. “Sai da situação de vítima para a ação. Defendo o direito à vida, com menos armas de fogo e com menos morte”, afirmou.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100