Os trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) foram marcados nesta quarta-feira (14) por uma cerimônia emocionante em homenagem ao deputado baiano Zezéu Ribeiro (PT), falecido em fevereiro deste ano. Por iniciativa da deputada Moema Gramacho (PT-BA), o Plenário 16, onde funciona a CDU, passou a se chamar Zezéu Ribeiro. A iniciativa deu-se a partir da promulgação do projeto de resolução (PRC 13/15), de autoria de Moema. “Se hoje temos a oportunidade de ver que aqueles que mais precisam têm habitação, isso se deve, em parte, à luta de Zezéu Ribeiro”, reconheceu a deputada. A esposa de Zezéu, Lola Ribeiro e seu irmão, Pola Ribeiro, estiveram presentes na homenagem.
“A memória do Zezéu ficará marcada nesta sala e neste Parlamento”, disse emocionada a deputada Moema, ao descerrar a placa em homenagem àquele que, com sua luta, marcou a história do desenvolvimento urbano e social no Brasil.
Moema Gramacho lembrou que a CDU foi presidida por Zezéu em 2007 e, por dois mandatos, ele foi membro titular do colegiado. “Zezéu passou por esta Casa e não só defendeu a reforma urbana como também foi um dos grandes mentores da criação do Ministério das Cidades, que tem prestado serviço tão importante para os municípios brasileiros e para o Brasil de uma forma geral”, ressaltou.
O deputado Afonso Florence (PT-BA), ao falar em nome da Bancada do PT, disse que Zezéu Ribeiro foi um grande lutador social. Para Florence, o ativismo de Zezéu pela reforma urbana, em especial, na busca de melhores cidades para se viver, marcou sua trajetória. “Homenagear Zezéu é homenagear a todos que durante anos lutaram por uma cidade mais justa e mais habitável. Ele representa a luta do povo brasileiro por um país mais igual, mais justo, por um país socialista”, destacou Florence.
O vice-líder do Governo na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), amigo de longa data de Zezéu Ribeiro, fez um discurso emocionado. Para ele, Zezéu escreveu “página importante da história brasileira”.
Paulo Teixeira lembrou que entre os anos de 2000 e 2001 a agenda urbana não fazia parte da agenda política nacional. Segundo o deputado, Zezéu Ribeiro foi um dos que protagonizaram a entrada dessa agenda no cenário nacional. “Não posso deixar de dizer que a pessoa de maior liderança continuada no parlamento foi Zezéu Ribeiro. Ele tocou essa agenda com grande capacidade, competência e a arte que a política requer”, orgulhou-se Paulo Teixeira.
“Zezéu não tinha a política como peso nas costas. Ele tinha a política como prazer, vocação. Ele fez política com grandeza e talento”, reconheceu Teixeira.
Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara