Para homenagear o ex-deputado do PT, Zezéu Ribeiro, falecido em fevereiro, a Câmara dará a denominação de “Zezéu Ribeiro” ao plenário 16 do anexo II, corredor das comissões da Câmara. O projeto de resolução (PRC 13/15), de autoria da deputada Moema Gramacho (PT-BA), foi aprovado pelo plenário nesta quinta-feira (1º) e já foi promulgado.
De acordo com Moema Gramacho, esta é “uma justa” homenagem ao ex-deputado do PT, pela sua nobre atuação política e contribuição para o desenvolvimento urbano e social no Brasil. “José Eduardo Vieira Ribeiro foi um arquiteto da cidadania e um defensor da reforma urbana. Ele presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano, em 2007, foi membro titular dessa Comissão nos seus dois primeiros mandatos e teve uma passagem bastante participativa por esta Casa”, afirmou.
Além de participar de debates e de proposições sobre reforma urbana, acrescentou Moema Gramacho, Zezéu Ribeiro também contribuiu para a garantia das moradias sociais. “Ele foi relator da PEC 150/03, que vincula 2% das receitas da União e 1% das receitas do município e dos estados para a garantia de moradias sociais. Portanto, se hoje temos a oportunidade de ver que aqueles que mais precisam têm habitação, devemos isso, em parte, à luta de Zezéu Ribeiro”, ressaltou a petista.
A deputada Moema Gramacho lembrou ainda outras iniciativas importantes de Zezéu Ribeiro durante a vida parlamentar. “Ele foi responsável pela definição do Aluguel Social, que beneficia a maioria da população carente no nosso País. Trabalhou ainda pela questão do transporte, do saneamento, da habitação, da moradia de interesse social, o que só dignificou a sua passagem pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. Então, estamos fazendo uma justa homenagem a este ilustre congressista, Zezéu Ribeiro, verdadeiro arquiteto da cidadania e do desenvolvimento”, disse a parlamentar do PT.
Gizele Benitz
Foto: Gilmar Félix