Governo suíço sinaliza cooperação para estimular ensino profissionalizante no Brasil

reuniaoGivaldosuica

Em reunião de apresentação do sistema de formação profissional suíço à comitiva brasileira que está em missão oficial na Suíça, o secretário de Educação daquele País, Josef Widmer, colocou o Governo Suíço à disposição do Governo brasileiro para colaborar com a otimização do ensino profissionalizante nos estados e municípios do Brasil. A informação é do deputado Givaldo Vieira (PT-ES), que acompanha o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, nas atividades em Berna.

“A cooperação técnica é uma oportunidade de o Brasil aperfeiçoar o sistema de ensino profissionalizante, já que a Suíça é referência mundial nesta área, e, somando esta possibilidade com o crescimento do Pronatec e a ampliação do Ifes, daremos passos firmes em busca de melhorar a qualificação profissional no País”. É o que garante Givaldo, que é presidente da subcomissão especial de Educação Profissional da Câmara dos Deputados.

A missão, que também conta com a presença da diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, e da consultora do Itaú-BBA, Ana Inoue, tem como objetivo trazer ideias inovadoras para o sistema de educação profissional brasileiro.

Uma destas experiências exitosas, conta Givaldo, é um Centro de Instrução Profissional que recebe alunos da rede fundamental, jovens e adultos para orientação sobre as escolhas quanto a futuras ou novas profissões técnicas. “Visitamos uma marcenaria numa cidade de apenas três mil habitantes, de características rurais, em que o proprietário é professor no Centro de Instrução, e tem 12 funcionários, mais três aprendizes. Conversei com a aprendiz Betina, que conclui o quarto e último ano do curso técnico de marcenaria. Ela passa quatro dias na empresa e um na escola, e considera fundamental este modelo para sua profissionalização”, relata o deputado.

A Suíça adota um sistema dual de formação profissional, no qual o aprendiz tem aulas teóricas de um a dois dias na escola e atua três dias, na prática, na empresa, sob supervisão de um funcionário treinado.

A comitiva também aproveitou a oportunidade para apresentar o modelo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ao Governo Suíço. De 2011 a 2014, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas com oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o País.

Assessoria Parlamentar

 

Ouça o Deputado Givaldo Vieira na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100