O deputado Marcon (PT-RS) elogiou em pronunciamento no plenário a iniciativa do Papa Francisco de visitar Cuba pela primeira vez e, logo depois, os Estados Unidos, poucas semanas após a retomada dos laços diplomáticos entre os dois países. “Foi o Papa que aproximou Cuba e Estados Unidos, dois países com posições antagônicas. Em Cuba, mais de meio milhão de pessoas estiveram presentes à missa celebrada pelo Santo Papa Francisco. Nos Estados Unidos, o papa realizou um visita histórica onde despertou grande alegria, com multidões que o seguiram para todas as partes”, afirmou.
O parlamentar lembrou o simbolismo da viagem do Papa Francisco pelos dois países. “Estados Unidos e Cuba, adversários de longa data, iniciaram uma abertura nas relações bilaterais com mediação do Papa Francisco. Em julho, abriram embaixadas nos respectivos territórios.
O Papa Francisco mostra, mais uma vez, humildade e grande ensejo em buscar dirimir atritos políticos entre as nações. Cada vez mais ele nos enche de orgulho, pois mostra o verdadeiro intuito da igreja que é o bem comum das pessoas”, enfatizou o deputado Marcon.
Gizele Benitz
Foto: Lúcio Bernardo Jr