A presidenta Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (22), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com a finalidade de criar um imposto nos moldes da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). De acordo com a Casa Civil, o envio do texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou, na última semana, uma resolução que defende a recriação da CPMF. Para a legenda, é positiva a proposta da nova contribuição que, agora, será destinada à Previdência Social.
Além do PT, governadores de 19 estados brasileiros demonstraram apoio a alternativa apresentada pelo governo federal para superar a crise econômica. Os governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins se reuniram, no dia 16 de setembro, com parlamentares da base aliada na Câmara dos Deputados para discutir o imposto.
“É claro que concordamos com a proposta que cria a CPMF como alternativa para sair da crise. Acreditamos no debate e estamos juntos no sentido de viabilizar essa proposta e, caso exista alguma divergência, vamos buscar uma alternativa”, explicou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI).
Da Redação da Agência PT de Notícias