O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) ocupou a Tribuna nesta quinta-feira (17) para um balanço do mandato e, também, das iniciativas do governo federal que nos últimos 12 anos trouxeram melhoria na qualidade de vida do povo brasileiro.
“O Brasil tirou 40 milhões de pessoas da miséria. Vimos surgir no nosso País 20 milhões de novos empregos. Foram nove milhões de vagas hoje disponíveis e com pessoas estudando no ensino superior graças à criação de novas universidades, do Prouni, do Fies e de tantas outras ações. Foram cinco milhões de micro empreendedores individuais, milhares de vagas de qualificação e capacitação profissionais disponibilizadas pelo Pronatec, mesmo no período de 2008 até agora em que, todos sabemos, o mundo vive uma grande crise mundial”, disse o petista.
O Brasil, acrescentou Zeca Dirceu, “adotou medidas para amenizar os efeitos dessa crise, que hoje nos parecem muito caras, mas que foram importantes nesse período, de 2008 a 2015, para que esses números, esses benefícios, pudessem ter chegado a cada brasileiro e brasileira”.
O parlamentar do PT citou as isenções de IPI, INSS, os subsídios, os créditos, a luta pela redução da energia, o PAC, o Programa Minha Casa, Minha Vida… “e tantas outras ações que aconteceram ao longo desses anos que, com certeza, amenizaram os impactos da crise econômica mundial e, não só isso, fizeram o Brasil ser durante muitos anos, de 2008 até o ano passado, um país que se destacou perante o mundo com um diferencial de inclusão, de distribuição de renda, de crescimento, dentro de um regime justo, transparente e democrático”.
Orçamento – O deputado Zeca Dirceu, relator do Plano Plurianual (PPA 2015/2019), disse ainda que o compromisso é manter os avanços. “Vamos, até o final deste ano, definir metas, programas e ações, e farei aqui uma defesa intransigente para que o PPA e as outras decisões orçamentárias que vamos tomar olhem a educação com a prioridade que o Brasil precisa, não só considerando os imensos avanços que tivemos, mas o quanto precisaremos, sim, avançar mais”.
Golpe – O deputado Zeca Dirceu também criticou o posicionamento da oposição que, de acordo com ele, tenta inviabilizar a continuidade das iniciativas positivas dos últimos 12 anos. “ Temos uma oposição golpista, que não aceita a derrota das urnas e que, desde outubro não faz outra coisa, todos os meses, todas as semanas e todos os dias, que não seja tentar violar a democracia, tentar inviabilizar o Governo, o que, na verdade, mais cedo ou mais tarde o povo brasileiro vai perceber, é inviabilizar o País, é inviabilizar a vida das pessoas. O que ela faz é tentar inviabilizar o País e a continuidade da melhoria de vida do brasileiro ao longo desses últimos 12 anos”, afirmou.
O parlamentar petista concluiu seu discurso reafirmando seu compromisso com a democracia. “Não aceitarei e não me curvarei, por mais difícil que possa ser, a qualquer tentativa de golpe, a qualquer tentativa de desestabilização de um Governo eleito democraticamente pela grande maioria da população”.
Gizele Benitz
Foto: Salu Parente/PT na Câmara