Durante três horas, o deputado Fernando Melo (PT-AC) aliou-se, nesta terça-feira (27), aos consumidores voluntários dos recém-lançados néctares da Embrapa-AC e Embrapa Amazônia Ocidental, nos estandes da 7ª Exposição Ciência Para a Vida, que prossegue até o dia 2 de maio,em Brasília.
“Vim prestigiar os produtos acreanos, paraenses, do Pantanal sul-mato-grossense e aqui do Cerrado Brasileiro e me sinto em casa, porque já reencontrei alguns pesquisadores que venho conhecendo ao longo do meu mandato parlamentar”, comentou.
Melo conheceu os chamados blends tropicais – misturas de sucos feitas com a finalidade de melhorar as características dos componentes das frutas – que potencializam aspectos nutricionais do produto. Experimentou os néctares de açaí com cupuaçu e guaraná, de coloração escura, produto genuinamente acreano, e o taperebá com acerola e maracujá, de coloração amarela e ácido, criado por pesquisadores paraenses.
Segundo a engenheira química da Embrapa Amazônia Oriental (com sede em Belém-PA), Rafaella Mattietto, uma das envolvidas no projeto, o maracujá, o taperebá e a acerola são frutos bastante comercializados na região norte do Brasil. O blend reunindo os três se tornou alternativa de consumo pelo sabor e pelas características de funcionalidade. É uma excepcional fonte de vitamina C – ela explicou. Desses três, conforma a engenheira, o taperebá ainda precisa ser melhor reconhecido, embora tenha a uma nobre composição.
Já o néctar misto de açaí com cupuaçu e guaraná é uma bebida rica em antocianina, composto antioxidante que combate os radicais livres do corpo humano. Segundo o analista da Embrapa-AC, Vlayrtom Maciel, ele pode ser utilizado como suplemento alimentar, principalmente, por esportistas, por ser de fácil absorção e rico em calorias.
Assessoria Parlamentar