A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza audiência pública nesta quarta-feira (28) para discutir ações compensatórias pelas usinas do rio Madeira e a utilização dos recursos hídricos na Amazônia. O debate foi proposto pelos deputados Eduardo Valverde (PT-RO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Valverde lembrou que, na liberação das licenças de construção das usinas do rio Madeira, várias ações condicionantes foram apresentadas pelos órgãos ambientais para serem implementadas ao longo da construção. Está previsto para 2012 o funcionamento das primeiras unidades geradoras. O objetivo da audiência, afirmou, é avaliar o cumprimento das condições impostas para que as obras fossem liberadas.
Foram convidados para o debate a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o presidente da Eletrosul (Consórcio de Energia Sustentável do Brasil), Eurides Mescolotto; o diretor estatutário da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, Carlos Hugo Annes deAraújo; o ex-senador Bernado Cabral e o presidente da Agência Nacional de Águas (Ana), Vicente Andreu Guillo.
A audiência será realizada às 14 h. O local ainda não foi definido.
Assessoria Parlamentar