A presidenta Dilma Rousseff visitou hoje (11) as obras da Ferrovia Transnordestina em Paulistana, no interior do estado do Piauí. O trecho da obra compreendido entre os municípios de Eliseu Martins (PI) e Trindade (PE), que passa por Paulistana, possui 423 quilômetros de extensão e já atingiu quase 50% de obras executadas.
A Ferrovia Transnordestina abrange os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. A extensão total da ferrovia é de 1.753 quilômetros e vai passar por 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco. Atualmente, a obra emprega mais de três mil operários apenas no Piauí e mais de seis mil no total. Sua construção possibilitará o escoamento de produtos do sertão nordestino pelos portos do Pecém (CE) e Suape (PE).
O deputado Assis Carvalho (PT-PI), que acompanhou a presidenta Dilma na agenda no Piauí, destacou a importância da obra para o estado. “A Transnordestina é a maior obra no estado e significa a redenção econômica do Piauí, porque teremos uma infraestrutura adequada para escoar o nosso minério e a nossa produção de soja, algodão e milho”, afirmou.
Assis Carvalho também destacou a importância da Transnordestina na geração de emprego. “São cerca de 3 mil empregos direitos na obra nos municípios por onde passam os trilhos. Isso significa melhoria para as famílias e aquecimento do comércio local”, comemorou.
Cidadã honorária – Durante a visita, a presidenta andou de trem, recebeu explicações sobre a construção dos trilhos, tirou foto com trabalhadores e foi condecorada, pelos vereadores, com o título de cidadã honorária do município.
Essa é a primeira vez que Dilma visita as obras no trecho da ferrovia que passa pelo Piauí. A previsão é entregar a ferrovia concluída em setembro de 2016. Depois de pronta, a Transnordestina deverá transportar até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro e soja.
Agenda em Teresina – Na tarde desta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff prosseguiu sua agenda de compromissos pelo Piauí participando do 6º encontro do Dialoga Brasil, plataforma lançada em julho para discutir com movimentos sociais convidados a proposição de políticas públicas. No início da noite, Dilma vai se reunir com empresários piauienses para discutir assuntos ligados ao setor produtivo.
O objetivo do projeto é aumentar a competitividade da produção agrícola, já que contará com uma moderna logística que vai unir uma linha férrea de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.
PT na Câmara com Blog do Planalto
Foto: Roberto Stuckert Filho