Por iniciativa do deputado Pedro Uczai (PT-SC), a Comissão Externa da Câmara dos Deputados Destinada a Acompanhar a Situação de Emergência em Xanxerê e Ponte Serrada, em virtude da ocorrência do tornado em abril passado, que atingiu os dois municípios, realizou o Seminário Internacional “Gestão de Desastres Naturais: Tornados”. Além de parlamentares e autoridades nacionais, participou como conferencista o pesquisador norte americano Harold Edward Brooks (National Severe Storms Laboratory, ligado ao National Oceanic & Atmospheric Administration-NOAA), que relatou as experiências do seu país com a ocorrência de tornados e outras tempestades de grande impacto.
Após ouvir os especialistas brasileiros, o professor Carlos Augusto Morales Rodriguez, (Centro de Estudos Meteorológicos da Universidade de São Paulo), o pesquisador José Antonio Alavéquia (Coordenador-Geral do CPETEC/INPE), e o pesquisador Harold Edward Brooks, o deputado Pedro Uczai concluiu que “o conhecimento existente, tanto da experiência americana, quanto o conhecimento existente no Brasil, de certa forma, se aproximam. Há um conhecimento acumulado nas instituições públicas e universidades. Ocorre que não há um centro nacional que possa captar isso e comunicar às comunidades que poderão ser atingidas com antecedência necessária [por um evento climático de fortes proporções]”.
Segundo o parlamentar petista, com esse diagnóstico, o Seminário apontou para a necessidade de ações concretas como a ampliação do número de radares meteorológicos e outros aparatos tecnológicos com o objetivo de ter a informação do evento climático antecipadamente. A partir disso, criar um sistema nacional que possa integrar todas as informações e disponibilizar de forma instantânea para as autoridades nos estados e municípios para disparar o alerta à população em caso de ocorrência de tornados.
“O segundo lugar onde tem mais tornados no planeta é a região sul do Brasil. Nós estamos muito atrasados nestas questões de prevenção e por isso vamos propor iniciativas legislativas para corrigir essas distorções”, destacou Uczai.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara