O vice-líder do governo no Congresso deputado Carlos Abicalil (PT-MT) participou de almoço com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Líbano, Michel Suleiman, nesta quinta-feira, no Itamaraty.
Antes do almoço, Abicalil reuniu-se com o presidente Suleiman e membros da Frente Parlamentar Brasil-Líbano. Suleiman ficará cinco dias no Brasil e discutirá com o presidente Lula a ampliação do comércio bilateral e questões de política externa.
Após o encontro no Itamaraty, Abicalil acompanhou o presidente libanês em visita ao Congresso Nacional, na companhia do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado Federal, José Sarney.
Abicalil disse ao presidente Suleiman que como membro da Frente Parlamentar Brasil-Líbano trabalha para aproximar as relações entre o parlamento brasileiro e libanês. O parlamentar também destacou a defesa da paz em todo o Oriente Médio e a ampliação das relações comerciais entre os dois países.
Acordo – O Brasil é a maior colônia libanesa do mundo, com cerca de 8 milhões de pessoas. Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, reuniu-se com Suleiman, em Beirute.
Miguel Jorge foi ao Líbano e ao Egito liderando uma missão comercial com 86 empresários, para discutir oportunidades de negócios. Segundo ele, um dos projetos do governo libanês é construir 26 barragens.
Em geral, os empresários do Líbano compram do Brasil carne bovina e de frango, além de bois e vacas vivos, assim como café em grãos. Para os empresários brasileiros, o Líbano representa a porta de entrada para vários países do Oriente Médio e da África.
assessoria parlamentar